Por onde começar?
Descobrir se tem direito ou não à cidadania italiana
É sempre uma dúvida saber por onde começar algo novo. No caso da cidadania italiana, o primeiro passo é descobrir se você tem direito ao reconhecimento. Você pode verificar se possui o direito, basta clicar aqui.
Levantar Informações junto à sua família e outras fontes
O próximo passo, e que pode ser decisivo quanto ao fator tempo, é obter o máximo possível de informações junto aos familiares para conseguir mais rapidamente os documentos dos antepassados.
Outros pontos de apoio são o Memorial do Imigrante, o Arquivo Nacional, os Mórmons e também o site Family Search. O documento mais importante e onde as suas energias devem estar focadas é exatamente o nascimento do italiano. Com base em informações precisas você irá economizar um bom dinheiro em busca de certidões e poderá já partir para as próximas etapas.
Obter as certidões brasileiras e italianas
O passo seguinte é obter as certidões dos seus antepassados que ligam você até o seu antepassado italiano, desta forma você poderá verificar se há algum impedimento para o reconhecimento da cidadania italiana, bem como verificar se há dados a serem retificados (corrigidos).
As certidões devem ser as de nascimento, casamento e óbito de todos, desde o seu antepassado italiano até você. Assim, caso você seja bisneto de italiano, os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento, casamento e óbito do bisavô / bisavó.
- Certidão de nascimento, casamento e óbito do avô / avó.
- Certidão de nascimento, casamento e óbito do pai / mãe.
- Sua certidão de nascimento e casamento, caso haja.
Retificação das certidões brasileiras
Voltar