Volte à pagina principal
Volte à pagina principal Volte à pagina principal Volte à pagina principal Volte à pagina principal Volte à pagina principal Volte à pagina principal Volte à pagina principal


Tradução de Mandarim, tradução de Inglês, tradução de Grego, tradução de Italiano para Consulado Cidadania, tradução de Russo, tradução de Coreano, tradução de Japonês, tradução de Hebraico...

Por onde começar?

Descobrir se tem direito ou não à cidadania italiana

É sempre uma dúvida saber por onde começar algo novo. No caso da cidadania italiana, o primeiro passo é descobrir se você tem direito ao reconhecimento. Você pode verificar se possui o direito, basta clicar aqui.

Levantar Informações junto à sua família e outras fontes

O próximo passo, e que pode ser decisivo quanto ao fator tempo, é obter o máximo possível de informações junto aos familiares para conseguir mais rapidamente os documentos dos antepassados.

Outros pontos de apoio são o Memorial do Imigrante, o Arquivo Nacional, os Mórmons e também o site Family Search. O documento mais importante e onde as suas energias devem estar focadas é exatamente o nascimento do italiano. Com base em informações precisas você irá economizar um bom dinheiro em busca de certidões e poderá já partir para as próximas etapas.

Obter as certidões brasileiras e italianas

O passo seguinte é obter as certidões dos seus antepassados que ligam você até o seu antepassado italiano, desta forma você poderá verificar se há algum impedimento para o reconhecimento da cidadania italiana, bem como verificar se há dados a serem retificados (corrigidos).

As certidões devem ser as de nascimento, casamento e óbito de todos, desde o seu antepassado italiano até você. Assim, caso você seja bisneto de italiano, os documentos necessários são:

Retificação das certidões brasileiras

É necessário, uma vez obtidas todas as certidões, verificar se há dados a serem retificados (corrigidos). Esta análise deve ser feita pelo possível assessor do interessado ou diretamente junto ao comune onde deseja apresentar o requerimento de reconhecimento da cidadania italiana.

Essa é uma etapa muito importante e que é uma das maiores causadoras de problemas nos processos dos requerentes do reconhecimento da cidadania italiana, e por vezes é negligenciado pelos interessados por conta da burocracia envolvida, especialmente por se tratar de envolvimento com cartórios ou ação judicial.

Dentro dos preparativos dos documentos, essa é uma etapa relativamente mais demorada, mas essencial para fins de segurança do processo, de forma que deve ser muito bem observada por conta da possibilidade destes erros atrapalharem o processo como um todo e a documentação precisar ser corrigida e obtida novamente, ou seja, um gasto em triplo, sem contar passagens, frustração, etc.



Voltar
AVENIDA PAULISTA 1636 Cj.305 TRIANON-MASP
CEP: 01310-200
SÃO PAULO - SP BRASIL
A Matrix Brazil é uma empresa especializada em traduções juramentadas, traduções técnicas, traduções jurídicas e traduções científicas em mais de 30 idiomas, incluindo textos técnicos, jurídicos, regulamentadores, normas, monografias, manuais, legais, entre outros, inclusive dos que necessitem de reconhecimento e ou autenticação de um tecnico e ou perito. Todos os serviços são executados sob supervisão direta e tem carater expresso. As entregas podem ser por mídia digital, empresas de transporte e ou correios. Os pagamentos podem ser parcelados, inclusive nos principais cartões de crédito.